O que escolher para a hora do recreio: pião ou berlinde

O que escolher para a hora do recreio: pião ou berlinde
5 (100%) 1 vote

 

E na hora de sair para o recreio, o que escolher?

escola - recreioEsta é uma das maiores dualidades que se pode encontrar em qualquer recreio, por todo o país, o que escolher para brincar, pião ou berlinde.

As preferências e opiniões dividem-se, uns defendem o pião, enquanto outros preferem o berlinde. A verdade é que são dois grandes meios de entretenimento e ocupação para o tempo de recreio.

A diversão está garantida em ambos, e quando se fala em competitividade, o pião e o berlinde exigem técnicas e táticas, têm as suas regras e dificuldades, o que dificulta a escolha. Por isso, vamos dar uma ajuda, para quando chegar a altura saber o que escolher.

História do pião

Os relatos mais antigos de um pião recuam até 4000 a.C., é um dos objetos mais tradicionais na história humana. Em muitas civilizações o pião era visto desde uma peça de arte a um brinquedo. Filósofos e artistas viam o pião como fonte de estudo e inspiração. Sobreviveu até aos nossos dias, e é bastante usado em recreios.

História do berlinde

recreio_-_piõesForam encontradas pedras esféricas, muito semelhantes a berlindes, em escavações arqueológicas de um local datado de 2600 a.C., e registos na literatura romana de berlindes, em pedra e vidro. Só em 1800, na Alemanha, é que começaram a ser fabricados em massa, e desde então tornou-se um dos jogos mais comuns no mundo ocidental.

Como jogar ao pião

O jogo do pião consiste em enrolar um cordel, de forma paralela, em volta do corpo deste, formando camadas perpendiculares, e com um rápido movimento em que se puxa o cordel e projeta-se o pião ao solo cria-se a velocidade necessária para que rode sobre o eixo e mantenha-se na vertical.

Os tipos de jogo podem ir desde o de sacar-objetos, em que se coloca objetos, ou moedas, num círculo traçado no chão, com o objetivo de retirar o que estiver no interior com o pião. O parte-piões, em que se deixa um pião no círculo, e os adversários lançam os seus com o objetivo de o destruir, ou o parte-piões mais difícil, onde o pião alvo está em movimento.

Nestas duas últimas modalidades o pião que lança é sempre o próximo a ficar como alvo. Outros jogos e técnicas estão disponíveis em vídeos e tutorias na internet.

Como jogar ao berlinde

A técnica do berlinde varia de cada um, pode ser agarrado com o polegar e indicador de uma mão, e com um dos dedos da outra, aquele que melhor se adaptar ao jogo, bater no berlinde para lhe dar a projeção necessária.

Muitos são os jogos que o berlinde permite praticar. O jogo da barroca, faz-se três buracos no chão, em linha reta, e o objetivo é percorrer o percurso com o berlinde nos dois sentidos, chegando ao quarto pode começar a lançar contra os adversários para dificultar o jogo. O jogo do mata, tentar acertar nos berlindes adversários. O jogo do círculo, com um círculo desenhado no chão, o objetivo é retirar os berlindes adversários do interior, o ultimo a ficar no círculo, ganha. Existem ainda outras regras e jogos, que se pode encontrar em sites da especialidade.

O que escolher afinal?

Como referido antes, o pião e o berlinde necessitam de técnica, de aprender como os usar corretamente, tal como as regras e jogos. Inicialmente, como em qualquer outra coisa, não é fácil começar logo a lançar o pião ou acertar com o berlinde noutro, mas a prática leva à perfeição. São dois jogos interessantíssimos, cheios de desafios e onde a diversão é um dado adquirido. E que tal começar já a praticar, cedo vão descobrir qual é o vosso preferido.

Fonte da imagem 1

Fonte da imagem 2

Autor: Bruno Caetano Aniceto

Desdo cedo conheci em mim uma criatividade e uma forma original e diferente de ver e contar o mundo. Isso reflectiu-se ao longo da minha vida escolar e mais recente, a convite de um fotografo, colaborei com textos, pequenos contos, para acompanhar uma exposição fotográfica. Escrevo com alguma frequência, material que vou depositando no meu blog, e ainda colaboro com textos copywriters para promoções de restaurantes de conhecidos próximos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *