Receitas de culinária saudáveis e deliciosas

Receitas de culinária saudáveis e deliciosas
Vote neste Artigo

Comer bem é um problema para muita gente. Uns não têm tempo, outros não têm paciência, e a verdade é que boa parte da população mundial acaba por se render aos malefícios da fast foodEstudos recentes na área da nutrição revelam que quase um terço da população mundial é obesa ou está acima do peso ideal. Factos alarmantes, mas que originaram uma onda de movimentos saudáveis muito produtiva.

receitas de culináriaApenas há alguns anos atrás, fazer receitas de culinária saudável era algo que que não cativava muita gente. Mas, feliz ou infelizmente, todos aprendemos da pior maneira que ter uma alimentação equilibrada é fundamental para estar bem física e psicologicamente, em qualquer idade! Sim, porque muitas pessoas acreditavam que a regra dos «legumes e verduras  todos os dias» apenas se aplicava à pequenada, o que não podia ser mais errado.

Todos nós precisamos de nos alimentar correctamente, adaptando, obviamente, as dose de cada alimento à idade. Os resultados de uma alimentação deficiente estão à vista, como os estudos acima referidos tão bem revelam. E 

Actualmente, as receitas de culinária saudável estão mais do que na moda, e, diga-se de passagem, ainda bem!

Existem diversos programas de tv e, mais recentemente, blogs e sites, que se dedicam a partilhar truques e dicas para comer melhor, de forma criativa, para evitar os problemas associados a hábitos alimentares pouco correctos. 

O blog da apresentadora Isabel Angelino, «Paixões de Isabel», é um desses projectos inovadores e refrescantes, onde qualquer pessoa pode buscar inspiração para fazer cozinhados deliciosos, sem, no entanto, serem prejudiciais para o organismo.

Apesar de a cozinha tradicional portuguesa ter iguarias que não ajudam nada a manter o colesterol e a linha no sítio, a verdade é que o nosso tipo de dieta é considerado pela comunidade médica internacional como uma das mais saudáveis do mundo.

As receitas de culinária mediterrânica conjugam os melhores ingredientes que a terra dá, de forma inigualável. Ao contrário da maioria dos países do centro e norte da Europa, nas regiões mais a sul do nosso velho continente o consumo de verduras, peixes e lacticínios de boa qualidade é muito maior e, sobretudo, mais equilibrado.

No entanto, não nos podemos deixar ficar «à sombra da bananeira», porque também somos peritos em sucumbir às tentações gastronómicas que não faltam na nossa tradução culinária.

O truque é tentar equilibrar tudo. Parece simples, mas não é. É preciso muito esforço e dedicação para nos conseguirmos reeducar nesta área. Mas não é impossível!

Para além de optar por fazer receitas de culinária com recurso a alternativas mais saudáveis, a prática de exercício físico é fundamental para o nosso bem-estar e não só por questões estéticas. Caminhar, pelo menos, trinta minutos por dia, por exemplo, ajuda a reduzir para mais de metade as probabilidades de sofrer problemas cardiovasculares . 

Não deixe a preguiça levar a melhor! Mexa-se, coma melhor , seja mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *