De vez em quando, falta-me a inspiração para cozinhar e arranjar novas receitas culinárias de pratos saborosos e rápidos, mas com personalidade. A minha família diz que não se importa de comer bifes com arroz ou esparguete dia sim, dia não, só que eu gosto de lhes mostrar novas receitas para não se fartarem de comer bifes (o que ainda não perceberam que pode acontecer). Por isso, comecei a explorar a Internet, em busca de receitas saudáveis, sem ingredientes muito caros.
Mais por causa dos seus outfits, eu já seguia o blogue da Isabel Angelino, que se chama Paixões de Isabel – mas eu é que me apaixonei, por um ingrediente que ela recomendou: natas com salmão da Parmalat! E não é que podem entrar em todas e quaisquer receitas saudáveis, sejam de carne ou peixe? Mesmo que levem vegetais, é só adicionar estas natas e nem as crianças se queixam da couve ou dos cogumelos!
Comecei por tentar os canellonnis de salmão que a Isabel sugeriu, mas acabei uma autêntica chef em massas com tudo lá dentro, saladas frescas para o Verão e até bifes de porco… sim, com salmão, fica bom na mesma e parece que estamos a comer um prato muito, muito elaborado.
Deixei de ter desculpas para não apostar em pratos saborosos e rápidos de que toda a família goste. Se até os vegetais já comem, isto só pode ter sido um milagre das receitas saudáveis. Encontrar as natas de salmão foi apenas mais um incentivo para eu começar a procurar outros ingredientes que me permitam diversificar as minhas refeições, sem me aborrecer. Finalmente, estou mentalmente pronta para comer o que me apetece, mas sem acumular calorias e gorduras desnecessárias.
Os pratos saborosos e rápidos podem não só ser saladas ou sopas, como também qualquer outra coisa – é só puxar pela imaginação e encontrar os elementos que nos cativem e puxem a imaginação do palato!
Que ingredientes saborosos podem entrar nas receitas saudáveis?
Depois de me informar e consultar alguns livros de nutrição, descobri que a batata é um elemento a eliminar quantas vezes for necessário. Enche-nos demasiado e é muito calórica, tal como as massas, o feijão e o arroz não integral. No entanto, a maioria dos pratos saborosos e rápidos que me foram sugeridos leva pepino, alface, gengibre, nabo, abóbora e soja. Quanto aos acompanhamentos, vou variando entre o arroz integral, as saladas e as lentilhas. Nas carnes, como de tudo, menos carne de vaca, e para comer a meio da manhã com queijo light, dentro das sandes ou misturado aos bocadinhos nos pratos principais, escolho fiambre de perú ou de frango, que são os tipos mais magros.